PALMILHAS ORTOPÉDICAS: QUAL A IMPORTÂNCIA DE PISAR CORRETAMENTE E COMO EVITAR PROBLEMAS ORTOPÉDICOS

Criadas para tratar problemas de distribuição de peso do corpo, esses acessórios terapêuticos são especiais e devem ser comprados sob medida pelo paciente

Muitas pessoas não sabem, mas as dores nos pés, nas pernas, ou nas articulações dos membros inferiores podem ser o sinal de um problema ortopédico que pode e deve ser corrigido. É claro que ficar em pé durante muito tempo, ou realizar longas caminhadas numa árdua jornada de trabalho, cansa qualquer um, que no final dia poderá estar com algumas dores.

Mas não é sobre esse quadro comum a que nos referimos, pois esse caso é típico de cansaço e pode ser aliviado com técnicas de relaxamento, massagens e até uma bacia com água morna.

As dores nos pés que preocupam são aquelas sentidas diariamente, que aumentam gradativamente, causam muito desconforto e se tornam crônicas, ou passam a causar outras dores, como nos tornozelos, calcanhares, panturrilhas e até joelho. Neste caso, o que pode ser identificado é que o indivíduo talvez tenha que corrigir sua forma de pisar, de modo a não sobrecarregar as articulações localizadas entre ossos e aliviar a tensão sobre os músculos, para que não ocorram problemas mais graves. Para tanto, dependendo do diagnóstico, é possível que a pessoa tenha que usar uma Órtese Plantar, ou Palmilha Ortopédica, como é mais comumente conhecida.

 

O que são Palmilhas Ortopédicas

O nome científico das Palmilhas Ortopédicas é “Órtese Plantar”, que são feitas com materiais específicos para tratar de danos à postura, além de aliviar as dores que atingem todo o aparelho locomotor como: pés, pernas, joelhos e tornozelos. As Palmilhas Ortopédicas devem se ajustar aos pés, proporcionando apoio adequado e corrigindo a postura. Sua principal função é alterar a inclinação corporal, especialmente o impacto nas articulações e a tensão entre os músculos nas pisadas.

Existem palmilhas para dores no calcanhar, para a frente do pé, para dor na sola e para ajuste de altura.

É importante ressaltar que a palmilha é um excelente acessório ortopédico que ajuda no alívio das dores e consiste numa sola colocada dentro dos calçados para melhorar problemas posturais.

Há palmilhas ortopédicas que vão do calcanhar ao dedo do pé, chamadas de “antero posterior” e as que começam no alluce e terminam no último dedo, conhecidas como “palmilhas transversais”.

Para atletas que utilizam as palmilhas com frequência, é recomendado trocá-las a cada ano. Já para pessoas não muito ativas, elas chegam a durar até 2 anos.

 

Versão ortopédica

É muito importante dizer que, caso você sofra com dores nos pés e que esse incômodo já esteja prejudicando a sua qualidade de vida ou afetando a sua mobilidade, procure um médico ortopedista, pois é esse profissional que está capacitado para realizar o diagnóstico do seu problema.

Outro aviso é que você evite comprar palmilhas por conta própria. Isso vai prevenir que haja riscos de causar prejuízo maior, caso seu quadro seja de uma doença ortopédica, piorando ainda mais sua situação de desconforto.

O médico é quem dirá por quanto tempo uma palmilha deve ou não ser usada. E ele também quem avalia quando o corpo se encontra adequado ao novo estilo de pisada, fazendo as correções induzidas pelo solado.

Em caso das dores nos pés já terem se instalado e você tenha sido diagnosticado com pé cavo doloroso, artrite reumatoide, joanete, calosidade, fascite plantar, tendinite do tendão de Aquiles, canelite, entre outros problemas que acometem o pé e as pernas, a opção indicada será a Palmilha Ortopédica, que tem capacidade corretiva e é feita sob medida para o paciente. A utilização de palmilha ortopédica nestes casos é parte do tratamento que ajudará a aliviar a dor e diminuir o desconforto do paciente.

A palmilha ideal deve levar em consideração o número de calçado do paciente, o peso, a conformação do pé (que influencia no design da peça, que é diferente de acordo com as características do pé, por exemplo: se é um pé chato ou cavo) qual é a região de apoio plantar, além de proporcionar o melhor suporte possível para o arco plantar, alterar a inclinação das articulações localizadas entre os ossos, aliviando a tensão sobre os músculos que promovem o equilíbrio durante a pisada.

Embora a eficiência da palmilha ortopédica varie de pessoa para pessoa, a prática médica demonstra a sua eficácia no tratamento de algumas enfermidades. O que deve ser levado em consideração também, é que o tratamento dos pés inclui outros tipos de recursos, como perda de peso, por exemplo.

As palmilhas ortopédicas oferecem uma série de benefícios para quem as utiliza diariamente. Ela emprega alguns princípios básicos, como a redistribuição das pressões plantares e o alinhamento dos pés, tornozelos e joelhos. Por meio de correções, a palmilha consegue eliminar e reduzir dores nos membros inferiores, promover mais conforto no dia a dia, aumentar o desempenho esportivo, prevenir lesões e melhorar o amortecimento de impactos.

 

Versão de silicone

As versões de palmilhas feitas de silicone servem como um amortecedor extra para os pés, que alivia o impacto sobre as articulações e previne o aparecimento de problemas ortopédicos. Pessoas cuja rotina inclua longas jornadas em pé como balconistas, seguranças, enfermeiras, professores ou atletas, poderão adotá-la como uma opção preventiva.

Enquanto a opção ortopédica requer um acompanhamento médico, a palmilha de silicone pode ser adquirida para prevenir complicações relacionadas à saúde dos pés. Diante disso, é sempre bom procurar recomendações de um produto que seja de boa qualidade. O sapato também precisa seguir o mesmo padrão, pois o conforto é um fator imprescindível para evitar outros problemas.

 

As palmilhas de silicone, quando utilizadas de forma preventiva, proporciona os seguintes benefícios:

 

Ajuda na prática desportiva – Praticar exercícios físicos é ótimo para a saúde, mas tudo é preciso ser feito com bastante cuidado. Os atletas e as pessoas que têm alta frequência de atividades esportivas precisam ter cautela para não ocasionar lesões. Por essa razão, o amortecimento proporcionado pela palmilha é positivo. Áreas como tendões, joelhos e tornozelos ficam mais protegidas quando os pés estão bem acomodados e menos suscetíveis aos impactos constantes com o solo.

 

Reduz o impacto nas articulações – O bom funcionamento das articulações também é preservado quando a pessoa usa uma palmilha especial. Isso acontece porque as tradicionais (que vêm com o calçado) não costumam absorver bem o impacto e podem causar, dependendo da forma como o indivíduo pisa, num problema silencioso ao longo do tempo. É muito comum o desenvolvimento dos processos inflamatórios nas articulações, que são as conexões existentes entre as regiões ósseas.

 

Contribui com o bem-estar – A sensação de bem-estar é fundamental para deixar o dia a dia mais leve e satisfatório e o conforto possibilitado por uma palmilha, pode contribuir com isso.

Problemas tratados pelas palmilhas ortopédicas

  • Esporão no calcanhar;
  • Hálux valgo;
  • Fascite plantar;
  • Linfedema;
  • Metatarsalgia;
  • Neuroma de Morton;
  • Retenção de água;
  • Tallonite;
  • Tendinite;
  • Pé cavo;
  • Pé chato;
  • Pé torto congênito.

 

Para escolher uma boa palmilha ortopédica, é importante ter em mãos o diagnóstico médico e algumas informações a respeito dos seus calçados: numeração, região de apoio plantar, seu peso atual e formação dos pés.